sábado, maio 3

Sonhei muito loucamente com uma pessoa. No sex included. O que me chamou atenção foi uma tatuagem que fechava as costas. Era uma sepultura com a epígrafe “DEATH OF CHRIST”, em itálico, e flames ao redor.

Eu me revolto cada vez mais com as religiões. É impossível você aceitar qualquer profissão de fé instituída quando se está a par das histórias. Legítimo “ninguém presta”. Além do mais, essa forma primitiva que rege o mundo (also.known.as god) me dá provas concretas de que o melhor é crer naturalmente.

Não foi preciso ser espírita ou exorcista para constatar o abalo sísmico-para-psico-emocional causado ao Vincenzo numa noite inocente de visita a um estabelecimento cristão. Óbvio que não tenho nada a ver com isso, mas as pessoas têm acessórios chamados “parentes”.

Nestes momentos eu penso: graças a deus, ele não foi batizado.

6 comentários:

Comentarista Abalizado disse...

Pois, mesmo eu não sendo um sujeito muito praticante de rituais religiosos, gosto de todas as religiões.

Fora o fato de eu gostar da idéia de fé, de fervor, de adoração... (nada cego e irracional, mas com devoção verdadeira, ainda assim.), gosto das religiões, porque sempre foram ótimos transmissores de idéias de moral e regras.

Não existem religiões perfeitas, porque não existem humanos perfeitos (exceto eu..hahahaha). No entanto, elas se prestam perfeitamente para enquadrar os homens em determinados, e muito interessantes, padrões.

Graças à religiosidade deixamos de lado muito da bárbarie... e graças à descrença vemos reviver muita da violência que poderia ser contida pela religião.

Se a humanidade já é ridícula com regras, sem regra nenhuma estaremos fadados ao fim!

Comentarista Abalizado disse...

E por falar em visita à estabelecimento cristão, lembro perfeitamente de uma das minhas primeiras.

Eu, aos 4 anos, disse ao padre que "aquela era a casa da Glória!"... o sacerdote deve ter pensado que eu havia sido instruído a dizer aquilo. Mas, acho que foi obra do Divino.

Viu, sempre fui afeito aos eventos religiosos. Ou sempre fui um bajulador... nunca saberemos direito.

Unknown disse...

as regras e preceitos só disfarçam a barbárie.

Anônimo disse...

Vc está impressionada com o Vince, com certeza se ele tivesse ido num bar, estádio, etc... e ocorresse a mesma coisa vc não estaria tão preocupada assim... Tudo bem, não vou ficar defendendo as religiões, mas pq sempre vemos somente o q nos convém? É bem melhor e mais fácil julgar a igreja e fechar os olhos pra tudo o q ela tem feito pra humanidade durante esses séculos ( se não tivesse nada de bom já teria acabado a muito tempo). Como o Régis disse, ninguém é perfeito - nem mesmo o papa, Lutero, Dalai Lama, os cristão , hindus, gnosticos... Mas se sua posição é diferente - bom para vc. Cada um é livre, mas temos q respeitar as crenças e aprender a conviver com as diferenças. Não estou dizendo q eu estou certa e vc errada, não tenho tanta sabedoria assim...e nem se tivesse faria isso, mas convenhamos, vc gosta de uma polêmica! beijoksss

Bruno Pommer disse...

Nem. Qualquer religião institucionalizada, com dogmas e regras, é prejudicial por definição, porque não te permite acreditar com ressalvas. Melhor assim mesmo. Se o Vincenzo precisar acreditar em alguma coisa sobrenatural quando crescer, pelo menos vai poder escolher.

Leonardo disse...

Tu joga a água fora junto c a criança.
o q tu chama de barbárie, é a distorção na religião. distorção por distorção, a ciência explodiu mil sóis sobre o Japão a filosofia distorcendo a vontade chocou o ovo da serpente nazista.
busque apenas o q é edificante na religião. e tu sabe q na essencia todas as religiões dialogam.
ficar aí apedrejando madalenas n resolve nada.
busque o q é salutar. ficar perdendo tempo c as vicissitudes históricas da religião é o hobby dos tolos para esconder sua hesitação em encarar o profundo mistério em q estão imersos.