quarta-feira, junho 30

iupi!


bem, ora ora vejam só, fiquei muito feliz hoje, o mundo tem salvação.

vamos ver, tenho que postar algo em homenagem...ah já sei...

Como existem novas caras que frequentam esse blog, esse texto vai pra eles, foi o primeiro pra frangote records, e eu ainda estava puta da vida com Tiny Dancer na trilha de Almost Famous, faz um bão tempinho, mas é bão relembrar...

A Verdade Sobre GBV (por essa ninguém esperava)

*esfregando as mãos pra baixar o espírito mentor da minha genialidade*

Já de cara eu vou assumir algo muito vergonhoso perante a vocês: Não, eu nunca havia ouvido Guided by Voices na minha longa vida musical. OK, já falei, agora eu vou contar como está sendo a minha experiência nessas duas ou três últimas semanas.

É óbvio que eu não comprei nenhum CD, se o negócio é ser indie, eu vou ser indie "no úrtimo" , baixei quase tudo que eu consegui no Kazaa, deu em média umas 5 músicas por álbum, acho que por aí já dá pra conhecer a banda.

Motivos: por que eu resolvi ouvir Guided by Voices?


Minha paixão por Strokes, se os caras amam GBV (a banda) eu tenho que beber um poquinho da fonte também. Aliás aqui eu vou fazer um paralelo: SERES DO ALÉM QUE AINDA SE PRESTAM A OUVIR LEGIÃO URBANA, VÃO OUVIR JOY DIVISION OK? J-O-Y D-I-V-I-S-I-O-N !!!!!!!!!!! Isso é uma brincadeira, eu não resisti, mas é verdade, essa é uma boa lição, e esse é um bom espaço para dar lições, então essa é a primeira:

1ª lição de Miss Hyde= sempre vá atrás do passado negro de seu artista preferido, com certeza vai ser a parte mais legal.

Então vamos lá, antes de tudo eu quero dizer que escolhi falar sobre isso justamente porque não tenho nenhuma propriedade no assunto, a graça de poder escrever não é ter minha cara estampada num site de responsa como é o da FRANGOTE, e sim gerar discussões, e pelo que percebo vcs já estão bem familiarizados com esse som, então vai dar um quebra-pau bem construtivo. Meninos comecem a tabalhar, porque no meu template tem que ter espaço pra comentários, réplicas, tréplicas, etc...

O meu primeiro "baque" ouvindo GBV foi o seguinte, alcancei o Nirvana, ou melhor, o Nirvana foi desmistificado por mim. Eu, que sou totalmente da geração grunge, tive que assumir que o Nirvana não foi percussor de merda nenhuma, na moral, dá pra acreditar??? Você não concorda? E você também não??? Então exemplos: everywhere with helicopter; i am tree; i am scientist ; etc....Ainda assim você acha que não tem nada a ver? então vai ouvir uns bootlegs do tempo jurássico do Nirvana...

Não vou me limitar a isso também, senti a influência de muitas bandas e características particularicíssimas, o peso contido, as letras de temática um pouco surreal ou basicamente rock and roll, um bem bolado que é mérito do Sr. Pollard com certeza. Muito anos 60 e 70 bem mixados, de America a The Who, com unpassants por Blue Oyester Cult, Jeferson Airplane, essa parafernália Woodstock style e tudo mais. Claro que sendo indie, não poderia deixar de parecer com outras coisas do gênero, que eu nem vou citar porque já está tão na moda ser indie que eu nem sei mais quem é e quem não é......também, WHO CARES????? não preciso de rótulos.

Eu gostei "pracarai" tá sabendo! Mas também não dá pra escutar o tempo todo, vc tem a necessidade de escutar coisas mais barulhentas depois disso, normal. E então eu vou ver o vídeo de Someday, do Strokes, porque eles participam, tá ligado? É um programa do tipo " Passa ou Repassa " , engraçadinho até...

Os álbuns pelos quais fiquei mais inclinada foram Bee Thousand, Do The Colapse e Universal Truths and Cycles, ah e tem o Alien Lanes para momentos mais lisérgicos também....Não tô falando que tem umas coisas "tri" America? (pra quem não sabe America é aquela banda folkzinha, caipirinha, americaninha, mas legal, eu gosto, principalmente de Sister Golden Hair, ouça um disco de greatest hits aí, seus pais devem ter) exemplos: Hold on Hope e Kicker of Elves.

O importante de tudo como eu já disse uma vez, é o RÓQUE, e isso tá bem escarrado, com cuspe mesmo, mesmo as mais introspectivas, são bem bonitas, no maior clima de Tour Bus em Quase Famosos, Elton John que me desculpe, mas tem tanta música bonita na história do rock, porque diabos eles foram por Elton John na trilha?????? Tá, é legal até..... mas porra, aquele é um filme sobre o Led Zeppelin e seu acessório Cameroniano !!!!!! Elton John nada a ver.......

E então, voltando ao texto, agora eu estou ouvindo "Weed King" ao vivo , acho que já entendi a mensagem da música, palmas pra quem curte um "mate" alternativo ainda, eu não tenho mais paciência, prefiro álcool e nicotina mesmo !

Ainda em clima Hi-Fi aqui vai o meu TOP 5:

1. Chicken Blows
2. Kicker of Elves
3. Ex- supermodel
4. Pretty Bombs
5. How´s my drinking

Por enquanto é isso. Tenho que confessar que gostei dos sons mais deprês, mas é o meu clima de hoje, amanhã eu posso eleger outro podium.


Daniela HYDE *

*mod, rocker, glitter, mãe, empresária de TI e cronista musical nas horas vagas.

Nenhum comentário: