quarta-feira, novembro 1

Já que isso aqui virou o "muralzinho da Dani Hyde" vamos lá:

A pesquisa sobre o século XIX me rendeu muitas descobertas e alegrias, principalmente (duh) na literatura. Eu já falei que amo estudar História hoje?

Contos Imperdíveis:

Charles Dickens: The Black Veil
Retrato falado da Londres oitocentista e uma narrativa "chorável".

Wilkie Collins: The Story of a Terribly Strange Bed
Porque os ingleses só se fodem em Paris.

H.G. Wells: The Stolen Bacillus
De que ano é isso mesmo? 2010?

Oscar Wilde : The Sphinx Without a Secret
O Profeta. Ponto.

Bram Stocker: The Judge´s House
Buuuu. Não a toa ele edificou minha vida. Nem só de vampiros viveu Bram Stocker.

Guy de Maupassant: The Necklace
Vai nêga, quer ser mulherzinha? Então toma!

Anton Chekov: The Kiss
(L)

p.s.- não sei se é possível encontrá-los em português, mas digo de antemão que não vale a pena, a forma que esse povo escrevia é "intraduzível" (ok, o francês e o russo me faltaram nesse momento, mas a edição que eu li traz um inglês clássico, o que dá todo um "chalme" - até porque, a melhor língua do mundo é a anglo-saxônica).


2 comentários:

Bruno Pommer disse...

o Maupassant, o Tchekov e o Wells dá pra achar facinho em português. O dickens, com algum esforço.
e o collins, eu quero emprestado.

Dani Hyde disse...

Bruno, esse é um volume apenas, intitulado "Short Stories from the 19th Century", eu selecionei os melhores, e esqueci de colocar um: THE BOTTLE IMP, do Robert Louis Stevenson, acredito que seja a origem daonde surgiu a lenda do "demônio da garrafa".

Não é meu, é da biblioteca da PUC. Virei rata de biblioteca agora.