the elephant man
Essa história faz parte do meu baú de obsessões, e é trazida pra superfície através de dois grandes pioneiros do mundo das artes.
No teatro, David Bowie representou "O Homem-Elefante" entre 79 e 80, a peça ganhou o Tony e consolidou o camaleão como estrela multimídia de primeira grandeza.
Depois veio David Lynch e dirigiu o filme da forma mais bela e sutil que se possa imaginar, sem os conceitos doentios de praxe, só questionamento e reverência. E Anthony Hopkins, infalível.
Reverência, porque John Merrick, que vivia ali no fim do século XIX, era um caso raro, tanto na sua anomalia (neurofibromatose - não vou botar link, é triste, quem quiser procura), quanto no seu caráter, e idéias.
Os homens das idéias vêm, desde a criação do mundo até hoje, iluminando meu caminho. E arrebatando meu coração.
E parece que eles alimentam a loucura alheia também. Os ossos de John Merrick estão bem guardados no London Hospital, onde viveu seus últimos anos, assim como a maquete de uma catedral que ele construiu com papel cartão e outros bibelôs. O curioso é que o agora infame Michael Jackson já tentou adquirir os ossos do "gentle man" algumas vezes por quantias inomináveis, sem sucesso. Talvez procurasse por alguma virtude naquilo, talvez só mais uma excentricidade.
A verdade é que esse homem que viveu com a cabeça povoada de sonhos encanta a todos que conhecem um pouco da sua existência. Pra que inventar contos de fada com mulheres maravilhosas que querem viver felizes para sempre, se a gente tem a história de pessoas desprovidas de qualquer estímulo que não desistem nunca?
Pois então falemos da morte, John Merrick deve ter deixado esse mundo muito aliviado. Ele não podia dormir deitado, da forma convencional, pois o seu problema agravava a respiração e podia causar sufocamento. Ele foi encontrado desfalecido, de lado, a tão deliciosa "posição fetal" que é uma preferência entre a maioria dos humanos, decerto que ele quis descansar em paz.
It´s all about dreaming...
A dica é essa, já que não tem mais a peça (oh gosh! my kingdom for that play!), assistam o filme, não é diversão não, prepare-se pra chorar e ver que tu é uma merda.
ps.- comecei a contabilizar quantos "merda" tem no blog...desculpa aí..
Nenhum comentário:
Postar um comentário